quinta-feira, 29 de março de 2012

ARTE EDUCAÇÃO

OFICINAS ARTICULARES – NOVO PROJETO

As Oficinas Articulares constituem momentos de articulação entre os conteúdos que integram os diferentes núcleos do projeto do curso e as ações práticas desenvolvidas, com interação nas comunidades onde o professor-aluno atua. É, portanto, o eixo articulador entre o saber e o fazer, passando pelo crivo da reflexão e da crítica, promovendo oportunidades não só para o desenvolvimento de potencialidades dos discentes, como também para construção e reconstrução dos conhecimentos adquiridos no processo de formação, além de facilitar a identificação das necessidades de informação, expressão e comunicação dos alunos.




Nestas oficinas, a inter-relação dos componentes curriculares evidencia-se desde as etapas iniciais de preparação até sua realização nas escolas onde os professores-alunos atuam, com a participação expressiva das comunidades e do próprio alunado. Assim, a sala de aula torna-se efetivamente espaço de produção de conhecimento, da pesquisa, do estudo e da formação propriamente dita, vez que, as oficinas provocam diálogos interessantes e significativos, que emergem durante o seu desenvolvimento, buscando o conhecimento “in loco”, aceitando a pesquisa como princípio educativo e o questionamento, como prática constante.

Os temas das oficinas são levantados somente pelos professores-alunos de acordo com suas necessidades, identificadas no decorrer do curso. Definido o tema, o coordenador o apresenta ao professor- pesquisador-formador ligado a área, que por sua vez fará o papel de Coordenador durante o processo de execução da oficina.

Os demais professores-pesquisadores-formadores têm também importante participação, contemplando os conteúdos de seus componentes e legitimando a inter-relação dos componentes curriculares - um dos grandes objetivos da Oficina. Assim, possibilita ao professor-aluno, a reflexão sobre a sua prática através dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

São objetivos dessas Oficinas:

possibilitar aos professores-pesquisadores-formadores uma maior aproximação
com a realidade dos professores – alunos;
oportunizar aos professores – alunos a vivência da dinâmica da inter-relação dos
componentes curriculares para aplicação na sua prática pedagógica;
proporcionar a integração entre os professores-pesquisadores-formadores,professores - alunos e comunidade;
incentivar a pesquisa e conseqüentemente ampliação dos conhecimentos; desenvolver a prática de um planejamento coletivo, reconhecendo a sua importância para o desenvolvimento de um trabalho eficaz;
desenvolver as habilidades da expressão oral e escrita.
Principais características das Oficinas:
atendimento aos interesses e necessidades dos professores-alunos;
articulação das atividades dentro da temática escolhida pelos professores-alunos;
promoção da integração entre professor-aluno e comunidade;
exercício da inter-relação dos componentes curriculares.
(Justificativa curricular do novo projeto, p. 75/77)
































































METODOLOGIA

Quanto à metodologia a ser adotada na realização das Oficinas Articulares, é necessário que sejam definidas as atribuições de todos os envolvidos, bem como que sejam garantidos os seguintes momentos:

1. Planejamento
definição do tema pelos professores-alunos, a partir do contexto local e/ou regional;

elaboração do projeto contendo a justificativa da escolha do tema, sob a  responsabilidade de um professor formador escolhido como Coordenador da Oficina com a participação dos professores-alunos e dos demais professores-pesquisadores-formadores do semestre/módulo, efetivando a inter-relação dos componentes curriculares;

elaboração de folder, cartazes e etc.

2. Execução

realização simultânea por todos os professores-alunos nas suas escolas de atuação;
 envolvimento de todos os alunos e professores da escola,.podendo haver a participação da comunidade;

 realização de registros fotográficos, filmagens, entre .outros;

 registro da freqüência, através de lista, de todos os participantes.

No processo de organização e execução das Oficinas Articulares, são atribuições:







Do Coordenador do Curso

indicar o professor-pesquisador-formador da área do tema escolhido que atuará como coordenador da oficina;

realizar reuniões para implementação das oficinas;

promover a coesão entre o professor-aluno, professor-pesquisador-formador e comunidade;

buscar apoio logístico para concretização das ações previstas nas oficinas.

Do Professor Coordenador da Oficina

estimular os professores-pesquisadores-formadores no estabelecimento do diálogo entre os vários componentes curriculares;

sensibilizar e promover o envolvimento dos professores-pesauisadores-formadores na construção do projeto da oficina;

sistematizar o projeto da oficina junto com os professores-alunos;

dar suporte aos professores-alunos antes e durante a execução da oficina;

orientar o estudo do tema proposto;

mediar ações a serem desenvolvidas no projeto;

realizar reuniões para viabilizar o projeto, em articulação com os demais professorespesquisadores-formadores;

acompanhar e avaliar as atividades desenvolvidas nas oficinas;

elaborar o relatório conclusivo contendo:

−relatório de acompanhamento e avaliação dos demais professores-pesquisadores-formadores, incluindo notas;

−tema, local, data e carga horária da oficina;

−justificativa da escolha do tema;

−lista de presença dos participantes;

−fotografia, CD, folder, etc.
 Dos Demais Professores-Pesquisadores-Formadores

participar das reuniões de planejamento e execução das oficinas;

trabalhar os temas em sala de aula após encontro com o coordenador da oficina;

estabelecer metas a serem alcançadas nas oficinas;

contribuir e participar “in loco” da execução do projeto, viabilizando o estudo das temáticas definidas e pertinentes a sua competência;

acompanhar e avaliar as atividades desenvolvidas nas oficinas.

As Oficinas Articulares serão avaliadas através de:

freqüência dos professores-alunos, que deverá estar registrada em um único diário de classe;

registros das atividades desenvolvidas feitos pelos professores-pesquisadores-formadores no diário de classe da Oficina, devidamente assinados.

Deste processo deverá resultar uma nota para o professor-aluno, correspondente à média aritmética das notas atribuídas pelo coordenador da oficina e pelos professores-formadores participantes da mesma.

O cômputo da carga horária da oficina será feito da seguinte forma:

40% serão repassados ao coordenador da mesma;
60% serão distribuídos equitativamente aos demais professores envolvidos totalmente nas oficinas.
(Núcleo de estudos integradores, projeto do curso, p. 105/108).

2 comentários:

  1. Apresenta as artes como objeto de conhecimento. Introduz os princípios básicos e funções das Artes na Educação. Implanta novas metodologias para o ensino das Artes na educação como formas de liberação do potencial criativo e expressivo do ser humano. Realiza atividades referentes a diversas linguagens artísticas (Artes visuais, cênicas e musicais). Vivencia o fazer artístico, o conhecimento e a reflexão em arte. Estimula a aprendizagem artística nos planos perceptivos, imaginativo e produtivo.

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  2. O seu trabalho é maravilhoso, parabéns professora Debora.

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